Companhia registra economia de energia 25% maior que o esperado para o horário de verão

Por Portal Opinião Pública 18/02/2019 - 11:00 hs
Foto: Foto Ilustrativa / Reprodução / Internet

 

No último sábado (16) terminou o horário de verão em 10 estados do Brasil. A meia noite do domingo (17), os relógios foram atrasados em uma hora.

A mudança no horário que é utilizada no Brasil desde a década de 30 tem como objetivo diminuir o elevado gasto de energia em horas de pico do dia, assim, fazendo com que lâmpadas de empresas, casas e ruas fiquem desligadas, evitando a carga excessiva no sistema de distribuição de energia.

A ideia é que em outubro, quando os dias começam a ficar mais longos que as noites, a população consiga aproveitar este tempo economizando energia.

Segundo a CPFL Energia, empresa de distribuição de energia no Brasil, a estimativa de redução no consumo chegou a economia de 64,7 mil MWh em todos os estados que participam do horário de verão. O estado que atingiu o maior número de economia no país foi São Paulo, atingindo com 48,561 MWh.

Neste ano, os 105 dias que duraram o horário de verão registraram um número 25% superior ao esperado de economia. Conforme o diretor de distribuição da CPFL Energia, o horário de verão é capaz de reduzir significativamente o consumo de energia elétrica e aumentar o uso de energia solar.